Psicoterapia Reichiana
(terapia corporal)

Wilhelm Reich é o precursor dos trabalhos com o corpo e das técnicas emocionais da atualidade.

Reich partiu da Psicanálise Freudiana, da Biofísica, da Fisiologia e de pesquisas clínicas e experimentais por ele realizadas para criar um método terapêutico capaz de tratar distúrbios psico-emocionais, os quais estão sempre associados a disfunções orgânicas. A esse conjunto de disfunções, denominou "couraças". Descobriu, ainda, que a estrutura caracterial neurótica e as emoções reprimidas estão fisiologicamente enraizadas em espasmos musculares crônicos.

A Terapia Reichiana ocupa-se de identificar e de dissolver as couraças paulatinamente, de modo a que, livre dessas disfunções, a pessoa possa fazer aflorar emoções e conteúdos psíquicos capazes de restaurar o fluxo livre e natural de energia, proporcionando sua retomada de contato consigo mesma, com o outro e com a vida.

EMDR (estresse pós-traumático e fobias)

Método terapêutico criado por Francine Shapiro que tem como objetivo reduzir sintomas ligados ao estresse pós-traumático, reprocessando as memórias ligadas ao respectivo evento. A E.M.D.R., além disso, é tida por clínicos como eficaz no tratamento de transtornos de ansiedade, pânico, fobia, drogaticção, abuso físico e sexual, bem como em casos de luto e em algumas formas de depressão.

A E.M.D.R., como método, parece similar ao estado REM que ocorre durante o sono. Baseia-se na ativação de recursos fisiológicos, que faz com que os sintomas perturbadores percam a sua força.

Pode ser desenvolvida como uma técnica dentro de um tratamento psicoterápico ou num processo focal e breve.

Psico-Oncologia: Projeto Reviver

O Projeto "Reviver" para pessoas portadoras de câncer visa, primordialmente, melhorar a qualidade de vida do paciente.

Conto, para atingir esse objetivo, com equipe interdisciplinar que possibilita atender à demanda emocional do portador e de seu cuidador, familiar ou não. É um programa de atendimento individual ou em grupo que busca levar o paciente à conscientização do problema, proporciona-lhe orientação quanto a aspectos imunológicos,nutricionais,etc. e o atende nos aspectos afetivos-emocionais,através de técnicas psicoterapêuticas.

Distúrbios Psicossomáticos

A Psique pode ser a causa principal de certas disfunções orgânicas. Da mesma forma, uma disfunção pode determinar perturbações psíquicas.

Quando refiro-me às perturbações psicossomáticas, desejo esclarecer de que forma as emoções reprimidas, não expressas, podem ter suas metáforas inscritas no corpo e têm como resultado, por exemplo, alterações endócrinas, circulatórias, respitratórias, digestivas, etc... Um longo período de estresse ou de tensões emocionais podem acarretar enfermidades.

Psicologia e Saúde possui atendimento individual ou em grupo para pacientes que sofrem de diabetes, hipertensão, asma, doenças ligadas a alergias e obesidade, dentre outras.

Problemas de Solidão

Atendemos pessoas que estejam enfrentando problemas de solidão, tais como:

- Solteiras
- Divorciadas
- Viúvas
- Auto- estima baixa
- Processos de luto

Leia Sobre

  • Clínica de Adultos Atendimento em Psicoterapia Reichiana ( Terapia Corporal), E.M.D.R. para estresse pós-traumático e fobias, Distúrbios Psicossomáticos e Psico-Oncologia para mulheres portadoras de câncer de mama.
    Saiba Mais >

  • A filosofia da vida de F. Nietzsche e a arte em clinicar Artigo sobre a arte como sendo a atualização do vivido.
    Saiba Mais >

  • Diálogos entre terapeuta e paciente Trata da relação que se estabelece na terapia
    Saiba Mais >

Mala Direta

Nome:

E-mail:





Outras informações

  • Atendimento: Usina/Tijuca
  • Tel: (21) 97257-4455- Marisa Speranza
  • Tel: (21) 99992-4383- Renata Speranza
  • Contato